quinta-feira, 4 de abril de 2019

Conta de jurema

A CONTA DA JUREMA

Um antigo costume indígena de usar colar feito de peças naturais, servindo como medicina da psique, da alma e do corpo, persevera na jurema até nossos dias atuais sem nos darmos conta de seu significado mágico, moral e espiritual.
Nada, absolutamente nada em magia é utilizado como enfeite ou adorno sem significado. Tudo que o Juremeiro usa seja ele um simples copo, pena, anel, semente, casca... Possui significado profundo místico, magico, medicinal e espiritual.

Ao ser Consagrado na Jurema, o iniciado recebe um colar de sementes de lágrima de Nossa Senhora intercalado com 05 sementes de Olho de Boi  e  com uma cabaça pendurada, formatando assim uma tradicional  “conta de Jurema”. 
Esta “Conta de Jurema” é cheia de significados desde a escolha dos materiais utilizados em sua composição, até a forma como ela será montada para o Discípulo de Jurema.   Vou me ater somente nas 05 Sementes de Olho de Boi para demonstrar o caminho do Juremeiro na descoberta de sua ciência.

Não evocarei os nomes Sagrados dos Reinos encantados, mas, revelarei  que as 05 primeiras sementes no fio de conta do Discípulo fala de 05 Reinos da Jurema que possuem relação direta para a formação inicial do  nosso Discípulo de Jurema.

A primeira semente fala do  “Iniciar” de coisas, caminhos e saberes.  Remete também a humildade de sempre SER  aberto ao aprendizado constante; portanto, olhe sempre para seus objetivos iniciais e avalie se o caminho que você esta hoje possui concordância com o que você queria quando iniciou a jornada.
A primeira semente nos imprime uma condição estelar de Ser, nos ensinando ao iniciarmos  neste caminho,  que temos que nos estabelecer no firmamento de nossa vida e produzirmos Luz própria através de nossa individualidade, auto suficiência, independência...   Isso não que dizer que o Juremeiro deva se isolar e se tornar um pessoa anti social, muito pelo contrario, mas o Juremeiro não pode ser  “escravo” de nenhuma condição financeira, psicológica, sentimental ou espiritual que o impeça de se resplandecer como astro de luz própria.

A segunda semente nos lembra de que tudo começa com trabalho, atividades e ações.  Participar das atividades de grupo, ou individuais, diárias, ou mensais, fazem parte do compromisso e do desenvolvimento daquele que se Consagrou na Jurema.  Esta semente nos lembra de que o que aprendemos deve ser praticado no templo, no lar, no trabalho, com os irmãos, com os vizinhos... Abrace o novo amanhecer e viva na Luz deste novo dia de forma transparente para você e por você. São nossas ações e atividades que nos tornam grandes, não o nosso acumulo de “conhecimentos”.

A terceira semente nos ensina que EU  somos NÓS.  Entender que não estamos sozinhos, isolados e desligados do restante dos seres deste mundo é a chave deste conhecimento; pois, quando entendemos o conjunto de seres e criaturas que compactadas formam o indivíduo que somos, e que este indivíduo está conectado a uma trama interdependente com outros indivíduos iguais a nós, e que estes outros indivíduos juntamente conosco fazem parte de um ecossistema interligado com os reinos animal, vegetal, mineral, ancestral e espiritual deste Planeta... Neste momento nosso conceito de Auto Preservação e Auto Defesa se expande e se torna menos egocêntrico.  Quando proporcionamos o germinar desta semente, ela nos possibilita o contato e a cura do nosso Sagrado Anjo Guardião e abre espaço para recebermos o nosso verdadeiro Espírito Santo.

A quarta semente nos prepara para recebermos a sabedoria.  Vivemos em uma sociedade adoecida pelo Extremismo:  “Ou você é bom, ou você é mau”;  “Ou você é de direita ou é de esquerda”; “Ou você torce por time A ou você torce por time B”;  “Se você não é meu amigo, então você é meu inimigo”.    Não existe meio termo, não existe caminho do meio e sendo assim, não existe equilíbrio entre os seres. Os portões deste Reino são abertos para o discípulo que desenvolver a capacidade de se manter fora dos extremos da vida; pois, a Sabedoria só pode ser acessada quando estivermos dispostos a rendermos nossos desejos e nosso “direito”, em prol de um bem maior.  Do contrário, sempre estaremos frente a Salomão pronto para partir nosso filho em dois pedaços  com uma espada.  Cure-se!  Desinfeccione sua Mente!  E aprenda que Ser feliz é melhor que Está Certo.

A quinta semente fala da iluminação espiritual daquele que ganhou as sementes anteriores e com esforço, dedicação, espírito fraterno e equilíbrio, conseguiu fazer sua Plantação, conseguiu assentar as energias e saberes, agregando qualidades, virtudes e valores para sua alma. No entanto, o que parece ter chegado ao fim perde seu conceito ao percebermos que as sementes estão agregadas ao ciclo da conta de Jurema, nos fazendo retornar assim a primeira semente e subsequentemente as demais, dando-nos a oportunidade de refazermos, quantas fezes julgarmos necessário,  a viagem através destas 05 sementes de Bons Saberes.
Como dizia a celebre frase psicografada por nosso querido Chico Xavier: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”

Dalrivan Jorge
31/03/2019