Òsíbàtá é uma folha feminina, de èrò (apaziguamento), ligada ao elemento água, nasce na água (no fundo) e se estabelece em sua superfície. É uma das folhas mais importantes e utilizadas dentro do nosso culto, preferencialmente junto com Èwè Ojúórò, é ligada a todas as divindades d’água, de grande fundamento com Erinlé, Logun Edé, Ósún e a sua batata no fundo do rio a Nanã.
Existem muitas espécies de Òsíbàtá, com flores nas mais diversas cores, mas seu significado litúrgico é o mesmo para todas as espécies...
Largamente utilizada em magias (oògùn) para vencer inimigos. Òsíbàtá é uma folha que apazigua Sàngó.
A de flor branca é utilizada na liturgia de Òsàlá, Yèmowó, Òsun e Yèmoja.
A de flor amarela é utilizada na liturgia de Òsun, Olóògùn Ede e Erínlè.
A de flor vermelha é utilizada na liturgia de Oya, Obà e Ìyéwá.
E a de flor lilás é utilizada na liturgia de Nàná Bùkúù.
A verdadeira Òsíbàtá, é o Lótus (Nymphaea lotus), planta de origem egípcia, rara e sagrada. Que na época (do trafico escravista) da chegada dos africanos no Brasil, por esta folha ainda não ter vindo para as Américas, foi substituída pelas espécies conhecidas hoje...
As Òsíbàtá (Nymphaea) são folhas consideradas anafrodisíacas, ou seja, possuem o poder de diminuir o libido sexual, esse é um dos motivos desta ser utilizada dentro da reclusão iniciática, para tranqüilizar sexualmente o neófito no período de reclusão. Sua raiz acalma o desejo sexual masculino e é capaz de provocar o aborto nas mulheres.
“Ojúoró ni nlékè Omi
Àbá Òrìsa
Òsíbàtá ni nlékè Odò
Àbá Òrìsà
Mo nlékè Òta
Àbá Òrìsà
Mo nlékè segun abinuení
Àbá Òrìsà
Ojúoró é quem supera a água,
Vontade de Òrìsà.
Òsíbàtá é quem supera o rio,
Vontade de Òrìsà.
Eu quem supero os Inimigos,
Vontade de Òrìsà.
Ela quem vence os rivais,
Vontade de Òrìsà.”
Existem muitas espécies de Òsíbàtá, com flores nas mais diversas cores, mas seu significado litúrgico é o mesmo para todas as espécies...
Largamente utilizada em magias (oògùn) para vencer inimigos. Òsíbàtá é uma folha que apazigua Sàngó.
A de flor branca é utilizada na liturgia de Òsàlá, Yèmowó, Òsun e Yèmoja.
A de flor amarela é utilizada na liturgia de Òsun, Olóògùn Ede e Erínlè.
A de flor vermelha é utilizada na liturgia de Oya, Obà e Ìyéwá.
E a de flor lilás é utilizada na liturgia de Nàná Bùkúù.
A verdadeira Òsíbàtá, é o Lótus (Nymphaea lotus), planta de origem egípcia, rara e sagrada. Que na época (do trafico escravista) da chegada dos africanos no Brasil, por esta folha ainda não ter vindo para as Américas, foi substituída pelas espécies conhecidas hoje...
As Òsíbàtá (Nymphaea) são folhas consideradas anafrodisíacas, ou seja, possuem o poder de diminuir o libido sexual, esse é um dos motivos desta ser utilizada dentro da reclusão iniciática, para tranqüilizar sexualmente o neófito no período de reclusão. Sua raiz acalma o desejo sexual masculino e é capaz de provocar o aborto nas mulheres.
“Ojúoró ni nlékè Omi
Àbá Òrìsa
Òsíbàtá ni nlékè Odò
Àbá Òrìsà
Mo nlékè Òta
Àbá Òrìsà
Mo nlékè segun abinuení
Àbá Òrìsà
Ojúoró é quem supera a água,
Vontade de Òrìsà.
Òsíbàtá é quem supera o rio,
Vontade de Òrìsà.
Eu quem supero os Inimigos,
Vontade de Òrìsà.
Ela quem vence os rivais,
Vontade de Òrìsà.”
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