Eku Ose Oya ooo! Oya Onira..
Imagens do Templo/condado de Oya em Irá - Nigéria
Curiosidades sobre o Local: A floresta sagrada onde foi construída o templo é onde acreditasse que OYA com um tornado desapareceu de Irá e apareceu novamente em Oyo.
Onira: é o mesmo que dizer Oya que é da terra de Irá. Assim como Ogun Onire é Ogun que é da terra de Ire.
Sagrado odu ifá – ejiogbe meji:
...Ori lo da Oya si ile Ira ...
Ori lo da Ogun si ile Ire...
Em Okaran Meji encontramos outra referência de Oya sendo reverenciada como Onira. ( novamente apenas sugerindo Oya da terra de Irá) Onira é apenas um titulo é como falar : olha o ferreiro que mora em Santos” ," Olha o José que mora no Rio de Janeiro" ou" Olha o rei de Salvador"!
Ọ̀kànràn kan ní hìín,
Ọ̀kànràn kan lọ́ hùún
Ọ̀kànràn Méjì a bìdí gbòdó.
A difá fún Ọya Ọ̀kàrá,
Tí ń relé Onírá
( fonte: Awo Abimbola)
MAIS SOBRE O TEMPLO DE IRÁ :
Texto: Oloye Osuntolani Ifaseyin - Fonte: Oba AbdulWahab Oyewale Oyetoro.-
O oba também é conhecido como Onira tem hoje 56 anos de idade.
embora muitos falem que ele tem uma forte influencia muçulmana, resgatou novamente o culto de Oya para a cidade de Irá.
Traduzido _ isso não é lenda é história real:
O sacerdote de Sango em Offaland contou que não havia mais o clã original de Oya na cidade de Irá, os sacerdotes haviam falecido e o culto não havia sido passado adiante.
O oni Oba AbdulWahab Oyewale Oyetoro, explicou então que por mais de 15 anos o culto de Oya havia sido abandonado, que as festividades muçulmanas e cristãs tinham dominado o calendário da cidade de Irá.
Ele como Rei não poderia deixar isso acontecer então buscou em todas as partes da Nigéria os mais importantes sacerdotes de Oya, o seu filho mais velho aprendeu o culto de Oya e se estabeleceu como um novo sacerdote de Oya em Irá. Seu filho mais velho construiu o novo templo com as próprias mãos justamente onde está o Ojubo - O que acreditam ser o “fundamento” o “ase “ original de Oya. Os festivais voltaram a acontecer em Irá e pessoas de toda parte de Nigéria vão até a cidade de Irá para beber a “água sagrada de Oya e agradecer.
A água de Oya
Dentro do templo tem uma espécie de jarro de água onde as pessoas vão beber para receber bênção, esse jarro magicamente sempre está brotando água.
A água nunca se põe.
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Hoje para o culto tradicional dos Orisa Yoruba é o 4° e ultimo dia da semana, dia de Ose Sango e Oya.
Até o presente momento não encontramos nenhuma referencia que nos indique uma ligação entre Oya Onira – e Osun
( entendendo que no Brasil Onira é uma “qualidade “ da Oya como indica os contos brasileiros). Onira pelo que foi nos passado é apenas para se referir a cidade natal de Oya.
Até o PRESENTE momento nos leva a crer que como Onira é um nome- titulo- apelido de Oya, em algum itan onde osun aparece pode ter sido criada essa relação.
Lembramos que o culto orisa é muito vasto, tão pouco queremos ter a verdade absoluta, se não encontramos informação não quer dizer que não exista, nós apenas podemos não ter encontrado.
Lembramos também que muitos sacerdotes nos orientaram sempre que é mais importante saber a essência do orisa a reverenciar o seu caminho - muitos sacerdotes não trabalham com essa variação.( CAMINHO é assim que os sacerdotes nigerianos falam sobre “qualidades” chamam de Caminho). Falaremos sobre isso em um outro momento
Vale lembrar que também sabemos que os odu Ifá não são aceitos como única fonte de conhecimento por todo o culto dos Orisa. Tentamos também aqui buscar varias pontos de vistas, com sacerdotes de orisa e babalawo de Orunmila.
As fotos são do templo de Oya e do Palácio do rei que fica perto do Templo.
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