quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Ika meji

Ìká mèjì

Quando Ọmọlu (Espírito das doenças infecciosas) atingiu a idade de Akoko ti òkúnrin (puberdade) foi levado para a selva para Ilana òkúnrin Isin (Ritual de transição).
Neste dia, os anciãos resolveram levar o ọbẹ (faca).
Quando chegou a hora de fazer as marcas tribais em Ọmọlu, o mais velho usou uma faca sem corte.
Ọmọlu ficou com cicatrizes grandes e feias no rosto.
Em sua ira Ọmọlu fez oferendas aos Orisá que se apiedaram dele.
Eles lhe deram o Apo onísègùn (cabaça de medicina).
Toda vez que ele balançava sua cabaça, a varíola invadia a aldeia e os que estavam perto dele também sofriam com as cicatrizes.

Comentário:
Ifá ensina que a negatividade do mundo é criada por aqueles seres humanos que deixam de aspirar ao desenvolvimento e o bom caráter.
Dentro de Ifá não há nenhuma força que possa ser considerada intrinsecamente má.
O resultado do desenvolvimento do mau caráter pode ser um distúrbio no equilíbrio e harmonia naturais. Este distúrbio pode tomar dimensões tão grandes que pode parecer um espírito demoníaco se originando.
Nesta história, a varíola é atribuída às ações de Ọmọlu em função da irresponsabilidade dos idosos.
A implicação aqui é que as doenças infecciosas foram desenvolvidas como resultado da indiferença aos princípios fundamentais de respeito humano e à higiene. Tradicionalmente, as cicatrizes tribais são feitas com cuidado e consideração. É impensável se usar uma faca cega. Quando o impensável aconteceu, desenvolveu conseqüências negativas.
Para usar a mesma analogia, se a água está contaminada com resíduos químicos de forma consistente, eventualmente tornar-se intragável.

Òrìsá diz que todas as coisas que esta pessoa tem,
Eles vão dividir ao meio,
Se eles não quiseram perder tudo.
Òrìsá diz que todas as coisas que ele tem em sua casa devem ser divididas em dois para o sacrifício,
Como Òrìsá disse.
Òrìsá diz que é por causa da sua vida que esta pessoa jogou os cauwris.
Òrìsá diz que ele deve ir e oferecer uma cabra.
Você não vê o caminho que Òrìsá diz que isto acontece?
A praia inclina-se para dentro do mar, o mar seca1.
Foi quem jogou para o Dono da Água Quente e compartilhou com Dono da Água Fria.
Eles disseram:
O que podemos fazer para que nossas vidas possam ser prazerosas?
Eles disseram que eles deveria fazer um sacrifício.
Quando Òşún ofereceu seu sacrifício, ela ofereceu água fria;
Quando Sòponnà ofereceu seu sacrifício, ele ofereceu água quente.
Quando ele pegou o filho de alguém, ele o imergiu em água quente,
E eles disseram:
Que há de errado?
Eles disseram:
Nosso filho tem febre.
E eles dizem:
Venha aqui e ali atrás e peça ajuda.
Quando eles deram a ela óleo de palmeira,
Quando eles deram a ela todas as coisas.
Òşún vai pegar a criança e imergi-la em água fria;
E eles dirão:
Há! Olorun fez isto.
Quando eles foram para Òşún, a criança ficou fria.
Eis como eles começaram estas duas divindades.
Eles dançavam, eles se alegraram
Eles louvavam os divinadores,
E os divinadores louvavam Òrìsá
Que os divinadores falaram a verdade.
A praia inclina-se para dentro do mar, o mar seca.
Jogou para Dono da Água quente e compartilhou com Dono da Água Fria.
Eles dois estavam vindo do Céu para a Terra.
Eles disseram:
Nós ouvimos e oferecemos o sacrifício;
Nós aplacamos os deuses;
Não falta muito, não está muito longe,
Você me verá em abundância de bênçãos.
_________________
1. Isto é uma charada cuja resposta é farinha de inhame (èlùbó) que é derramada em água quente enquanto a água é absorvida.

Nenhum comentário: