Òtúúrúpòn mèjì
Osonyin (Espírito das folhas) desafiou Ọrùnmìlá (espírito do destino) para uma competição no dia que as pessoas perguntavam quem era o mais forte, Ewe (ervas) ou ebo (oferendas ao espírito).
Ọsànyín disse: "Deixemos ambos enterrados no subsolo por ano para ver quem sobrevive." Ọrùnmìlá concordou.
Osanyin reuniu todo o seu Oogùn (Medicina) e Ewé (ervas) e adentrou ao buraco profundo que foi coberto com terra.
Òrúnmìlá consultou Ifá e foi aconselhado a levar um caranguejo e um rato como uma oferenda a seus instrumentos de adivinhação.
Òrúnmìlá No primeiro dia Orunmilá ofereceu o rato e caranguejo como tinha sido avisado. O caranguejo cavou em direção a terra até alcançar a água. O rato dirigiu-se à superfície e voltava todos os dias com alimentos. Ọrùnmìlá bebeu água e comeu comida todos os dias durante o ano.
Quando Òrúnmìlá emergiu do buraco, e cavaram o lugar onde Osanyin havia sido enterrado somente encontraram o que restava de seus ossos.
Comentário: Esta é uma das várias histórias sobre a rivalidade entre Ọrùnmìlá e Ọsànyín. A ponto de cada uma dessas histórias é que fazer oferendas aos espíritos é muito mais poderoso que depender exclusivamente da medicina.
Ifá ensina que todas as doenças têm causas espirituais e a única maneira de curar uma doença é eliminar a fonte. O uso da fitoterapia é um dos aspectos principais da disciplina de Ifa, mas também é considerada uma disciplina que apóia a questão mais ampla do alinhamento significativo com o òrìsá e para o desenvolvimento de bom caráter.
Oyèépolú, descendência daqueles que fazem os ritos tradicionais na Cidade de Ifè
Pepe, sacerdote de Ifá do interior da casa;
Òtìtà, sacerdote do exterior da casa;
É o pardal que constrói seu próprio ninho
E coloca sua entrada virada para baixo em curva;
O ninho nem toca a água nem arrasta na terra seca;
Mas, sua entrada aponta para baixo em curva.
Foi quem divinou Ifá para Oyèépolá,
Descendência daqueles que fazem os ritos tradicionais de Ifè;
Cuja mãe deixou todos sozinhos,
Quando ela era muito jovem.
Quando Oyèépolú cresceu,
Ele não sabia todos os ritos de sua família.
Sua vida tornou-se confusa.
Ele procurou uma esposa para casar-se, mas não achou nenhuma.
E ele não tinha paz na sua própria casa.
Ele, portanto, juntou dois cawris com mais três.
E foi a um divinador fazer divinação.
Foi lhe dito que era por causa dos ritos tradicionais da sua família
Que ele havia esquecido,
Que ele estava naquela confusão.
Foi dito a ele para ir as sepulturas dos seus pais,
E pedir aos seus ancestrais poder e autoridade.
Depois que agiu assim,
Ele começou a gozar sua própria vida.
Ele teve dinheiro,
Ele desposou uma mulher,
E ele também teve filhos.
Ele disse que foi exatamente como seus sacerdotes de Ifá previram.
Pepe, sacerdote de Ifá de dentro da casa,
Òtità, sacerdote de Ifá de fora da casa.
É o pardal que faz seu próprio ninho,
E coloca sua entrada voltada para baixo numa curva;
E ninho nem toca a água nem se arrasta na terra seca;
Mas, sua entrada aponta para baixo numa curva.
Foi quem lançou Ifá para Oyèépolú,
Descendência daqueles que fazem os ritos tradicionais em Ifè;
Oyèépolú não sabia nada.
Se o óleo é a primeira coisa a ser colocada no chão,
Eu não sei,
Se o obí é a primeira coisa a ser colocada no chão,
Eu não sei.
Se o vinho é a primeira coisa a ser colocada no chão,
Eu não sei.
Oyèépolú nada sabia.
Todas as divindades e ancestrais do céu,
Apressem-se aqui,
E nos ajudem a fazer este ritual.
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